UFPA lança Cadastro Geral de Assistência Estudantil

Publicado em 05/03/2022

UFPA lança o Cadastro Geral de Assistência Estudantil

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), com o objetivo de ampliar o acesso aos programas de assistência e acessibilidade a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, lança o Cadastro Geral de Assistência Estudantil, o Cadgest. A partir de agora, todo (a) estudante que desejar solicitar auxílios e bolsas da Saest/UFPA deverá preencher o Cadastro Geral. Para este ano de 2022, a inscrição no Cadgest inicia em 7 de março e vai até 5 de abril, pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil.

O Cadastro Geral vai substituir os vários editais que a Saest/UFPA publicava para cada auxílio. Com a implantação da Cadgest, o (a) discente vai se inscrever apenas uma vez no início de cada semestre letivo e inserir os documentos exigidos no Edital nº 01/2022 SAEST/UFPA que rege o cadastro. Os dados gerados no sistema terão a validade de três anos, a partir da finalização da inscrição, bastando o (a) estudante fazer a opção para o auxílio que deseja concorrer, quando abrir o prazo de solicitação, sem a necessidade de envio novamente de documentos.

Mudanças - Com a implantação do Cadgest, haverá uma mudança substancial no critério de renda para o acesso aos programas de assistência e acessibilidade na UFPA. O teto máximo de renda não será mais de 3 salários mínimos por família, mas sim de 1,5 salário mínimo per capita (a renda somada de cada pessoa da família e dividida pelo número de componentes familiares). Esta modificação vai permitir um aumento da abrangência de estudantes que poderão participar dos programas da Saest/UFPA.

Além dos critérios de renda, foram inseridos, nos conceitos norteadores do edital que fundamenta o Cadgest, novas situações que ampliam o processo de análise do perfil do (da) estudante, a exemplo de condições de vínculos familiares, afetivos e comunitários fragilizados ou rompidos, abandono, maus tratos físicos e psíquicos, abuso sexual e assédio, situação de rua, sociabilidades referentes à gênero, etnia, com deficiências e uso de substâncias psicoativas.

Experiências - Cadgest foi aprovado pelo Fórum de Assistência e Acessibilidade da UFPA. A proposta foi baseada em experiências de outras universidades que já adotam um único cadastro para diversos programas. Na UFPA, em especial, durante a oferta de auxílios digitais no contexto de pandemia da Covid-19, revelou-se a necessidade de se ter, previamente, um conhecimento do perfil dos (das) estudantes por meio de um cadastro geral, o qual permita a simplificação e inclusão de alunas e alunos em situação de vulnerabilidade.

Inscrição- Para se inscrever no Cadgest, o (a) estudante precisar estar regularmente matriculado (a) em curso de graduação da UFPA. Neste primeiro semestre de 2022, as inscrições, no cadastro, estarão disponíveis no período de 7 de março a 5 de abril pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil.

Após acessar o sistema, é necessário preencher os Questionário Socioeconômico e inserir os documentos anexos ao edital. Os(as) estudantes devem ficar atentos(as) para o cumprimento de todas as exigências constantes no edital para que sua inscrição no CADGEST seja deferida e o (a) torne credenciado (a) à solicitação de auxílios e bolsas da Saest/UFPA.

Os programas de assistência e acessibilidade da Ssest/UFPA que serão atendidos por meio do Cadgestreferem-se a auxílios financeiro e a alguns serviços. Já aqueles considerados de fluxo permanente, a exemplo do PAI-PCD, PROAP, Pró-Pedagógico, Prorede e Programa Estudante Saudável (PES) não farão parte do Cadastro Geral, podendo ser solicitados no calendário definido pela Saest/UFPA.

Inscrição: Cadastro Geral de Assistência Estudantil - CADGEST

Período: 07 de março a 05 de abril de 2022

Plataforma: SIGAEST

Informações: saestcae@ufpa.br e/ou 32017346