UFPA passa a compor a coordenação geral do Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis - FONAPRACE

Publicado em 05/12/2022

Em reunião realizada nos dias 29 e 30 de novembro de 2022, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, em Brasília, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis -  FONAPRACE elegeu a nova coordenação nacional da entidade para um mandato de um ano.

A professora Maria Rita de Assis César (UFPR) foi reconduzida para coordenação geral. A Universidade Federal do Pará (UFPA) estará representada, nesta nova composição de coordenação do FONAPRACE, pelo superintendente de assistência estudantil, professor Ronaldo Araujo.

A reunião do FONAPRACE contou com uma pauta ampla, na qual foram discutidas as políticas de assistência estudantil e, prioritariamente, a recomposição orçamentária da assistência estudantil nas universidades federais e o fortalecimento dos restaurantes universitários. Outra pauta importante a fazer parte dos debates da reunião do Fórum foi o tema da saúde mental dos estudantes. Para falar sobre este tema, foram convidados a professora Maria de Jesus, vice-reitora da UFSCar e o professor Anderson Rosa da UNIFESP.

Ainda sobre as discussões na reunião do FONAPRCE, a Lei de Cotas foi ponto de pauta do qual participaram Cássia Virgínia Bastos Maciel, pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA e o professor Sandro Augusto Silva Ferreira, pró-reitor de Ações Afirmativas da UFS.

A atividade contou com a participação de parlamentares federais e do presidente da ANDIFES, professor Ricardo da Fonseca. As representações estudantis também estiveram presentes à reunião com Thais Falone, diretora de Relações Institucionais da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Manuele Pimentel Serra, representação estudantil indígena da UNB.

Como resultado da atividade, o Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis  estabeleceu  como prioridade para as ações da entidade,  o  fortalecimento do orçamento da assistência estudantil no âmbito do Ministério da Educação (MEC), inclusive, com a recuperação do Programa Bolsa Permanência para que sejam atendidos todos os estudantes indígenas e quilombolas. Também foi aprovada como pauta importante a revisão da matriz de distribuição dos recursos da assistência estudantil e a transformação do Programa de Assistência Estudantil, PNAES, em política de Estado.

Para Ronaldo Araujo, superintendente de assistência estudantil da UFPA, eleito para compor a nova coordenação geral, abrem-se novas possibilidades para investimentos e diálogos sobre as políticas de assistência estudantil nas universidades públicas federais. “ Consideramos a assistência estudantil um direito que deve ser garantido aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para isso é necessário que o FONAPRACE tenha amplo diálogo e acesso ao Ministério da Educação para que o conjunto de estudantes brasileiros possam estudam com mais tranquilidade e concluírem seus cursos com qualidade acadêmica.

Acesse: http://www.fonaprace.andifes.org.br/site/

Texto: Assessoria Comunicação SAEST/UFPA