UFPA inicia segunda fase de implementação do acesso digital aos Restaurantes Universitários

Publicado em 21/12/2022

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Alimentação (DISAE) da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) está implantando, de forma gradual, o sistema de informatização do acesso aos Restaurantes Universitários. Nesta terça-feira, 21 de dezembro de 2022, inicia a segunda fase do processo com a liberação do sistema digital para a compra de créditos no cartão com chip digital dos (das) usuários (as).

Como vai funcionar - Nesta segunda fase de implantação do sistema digital de acesso aos Restaurantes Universitários, estudantes e servidores (as) que já realizaram a associação do cartão com chip, poderão comprar via Sistema Integrado de  Patrimônio, Administração e Contrato - SIPAC/UFPA os tickets digitais de suas refeições nos Restaurantes Universitários da UFPA.

Compra online - Para realizar a compra, primeiro é necessário acessar o Portal da UFPA, clicar em “SIG-UFPA”, em seguida em “SIPAC”. Após este procedimento deve-se entrar no sistema com a mesma conta e senha do SIGAA. Dando seguimento, deve-se clicar em “Restaurante” e depois em “Compra de Crédito”. Após este procedimento, escolhe-se a quantidade de créditos que deseja comprar.

O sistema vai gerar um Guia de Recolhimento da União (GRU), a qual deverá ser paga em uma Agência de Banco do Brasil. Após estar com o cartão carregado, o usuário, quando for almoçar ou jantar nos restaurantes, deve se encaminhar para a entrada com as catracas onde será passado o cartão e liberada a entrada.

Etapas - A primeira fase do “Acesso Fácil RU” iniciou em 25 de julho de 2022 e consistiu de uma fase de associação dos usuários a um cartão com chip apto realizar a compra digital no sistema.  A implementação do sistema digital de acesso aos restaurantes universitários já conta com 8.162 estudantes usuários associados (as). Espera-se que, com este novo sistema, diminua-se o tempo de espera para a realização da refeição nos restaurantes.

Facilitar o acesso - O sistema digital de acesso aos Restaurantes Universitários foi desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação - CTIC/UFPA e os Restaurantes Universitários. O “Acesse Fácil RU” foi estruturado com base em experiências de outras universidades que já adotam a entrada por meio de cartão digital, a exemplo das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Este modelo vem facilitando e desburocratizando o acesso dos estudantes e servidores aos serviços de alimentação.

Venda presencial simultânea-  A Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA informa que continuará sendo vendido presencialmente na cabine localizada na entrada dos restaurantes universitários os tickets impressos para quem ainda não está associado ao novo sistema.

Quem desejar realizar a associação do seu cartão, poderá se dirigir à sala 03 do Bloco N do campus Básico - Guamá/Belém (próximo ao Ver-O-Pesinho), nos horários de 9h as 12h e de 14h as 17h, nos dias de segunda a sexta-feira. É necessário levar um cartão com chip (pode ser o Passe Fácil de ônibus) documento de identidade e comprovante de vínculo com a instituição, que pode ser o comprovante de matrícula para os estudantes.

Acesse o link para realizar a compra

Acesse www.saest.ufpa.br

Acesse www.ru.ufpa