conteúdo principal

Entre na sua conta

Proaes/UFPA leva acolhimento e informação aos novos estudantes da UFPA na Semana do Calouro 2025

Publicado em 26/05/2025

O acolhimento ao estudante que está chegando à universidade pode significar a diferença entre a permanência e o abandono do curso. Por isso, a Pró-reitora de Assistência Estudantil e Acessibilidade Estudantil da UFPA (PROAES/UFPA) concentrou esforços para participar ativamente da Semana do Calouro 2025.  A PROAES esteve presente em dezoito atividades de Semana de calouros. O objetivo de prestar todas as informações necessárias sobre auxílios bolsas e serviços que podem apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade, para que possam concluir seu curso com qualidade acadêmica e de vida.

A iniciativa tem função estratégica para a aproximação dos estudantes com os programas ofertados pela PROAES e torna o acesso mais fácil e humanizado logo nas primeiras vivências do estudante com o ambiente acadêmico. Além da presença da PROAES na Semana do Calouro da Administração Superior, com a organização de um estande em que foram distribuídos materiais informativos e atendimentos de orientação inicial, a PROAES foi convidada por Institutos e Centros Acadêmicos.

As equipes da PROAES foram compostas por integrantes das Diretorias de Alimentação, Acessibilidade, Equidade e Atenção Integral ao Estudantes. Psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e bolsistas levaram informação e prestaram o acolhimento inicial, com destaque para orientações sobre como buscar apoio para a permanência estudantil, incluindo orientação sobre inscrição no Cadastro Geral de Assistência Estudantil, serviços de atendimento psicológico, suporte pedagógico e programas de inclusão para estudantes indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Entre as atividades promovidas pela PROAES, destaca-se a distribuição de materiais informativos com uma linguagem acessível aos estudantes, com detalhamento sobre o acesso aos auxílios financeiros, bolsas de apoio pedagógico, alimentação, moradia, transporte e ações de saúde geral e emocional. Além disso a PROAES elaborou uma “Carta de Acolhimento” enviadas às gestoras e gestores com orientações para fomentar ações de acolhimento aos calouros nas unidades da UFPA.

Para o Pró-reitor de Assistência e Acessibilidade Estudantil da UFPA, professor Ronaldo Araujo, esse contato direto com o estudante recém ingressado na UFPA, durante o acolhimento da calourada permite esclarecer dúvidas, orientar sobre os processos de inscrição nos auxílios e reforçar o compromisso da UFPA com a equidade e a inclusão. "A chegada dos calouros é um momento decisivo. Nossa função é garantir que cada uma e cada um conheça seus direitos e as possibilidades de apoio oferecidas pela universidade”.  Então, neste período das Semanas de Calouros 2025, direcionamos nossos profissionais para esta atividade tão importante, destacou o Pró-Reitor.

O acolhimento realizado pela PROAES/UFPA vai além da entrega de materiais informativos, ele se manifesta no diálogo e na escuta ativa das necessidades dos novos discentes. Essa abordagem humanizada contribui para fortalecer o vínculo dos estudantes com a universidade e amplia as possibilidades de permanência e bem-estar dos estudantes durante o percurso acadêmico.

Texto: Divisão de Comunicação Proaes/UFPA